Curiosidades

Os brasileiros nas Olimpíadas

Apesar das Olimpíadas existirem há muito tempo, o Brasil só começou a participar dos jogos na década de 20, em Antuérpia, na Bélgica. Desde então, o Brasil participou de cada edição, com exceção dos jogos de 1928, em Amsterdã, na Holanda. As participações do País em Jogos Olímpicos totalizam 30 em sua história. Para quem não sabe, existem quatro “tipos” de Jogos Olímpicos. Eles são divididos por estações. A que vamos receber aqui no Brasil, apesar de ser nosso inverno, se chama Jogos Olímpicos de Inverno. Nesta categoria, o nosso país já participou 22 na edição de verão. Nos Jogos Olímpicos de Inverno, o Brasil já esteve em seis edições, também já participou uma vez dos Jogos Olímpicos da Juventude de Verão e uma nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno.

Da década de 20 lá pra cá, o Brasil já participou de Olimpíadas na França, EUA, Alemanha, Tóquio, Inglaterra, Finlândia, Austrália, Suécia, Itália, México, Canadá, União Soviética, Coréia do Sul, Espanha, Grécia, China e Reino Unido. Como é possível notar, os jogos acontecem sempre nos países do Hemisfério Norte. O Brasil é o primeiro país sul-americano a receber uma edição de Jogos Olímpicos.

E nessa edição de 2016 não vamos fazer feio. Estamos com 465 atletas participantes. Vamos conhecer as modalidades que temos brasileiros participando e o número de atleta em cada uma delas?

Atletismo – 67
Badminton – 2
Basquete – 24
Boxe – 9
Canoagem – 13
Ciclismo – 9
Esgrima – 13
Futebol – 36
Ginástica – 17
Golfe – 3
Handebol – 28
Hipismo – 12
Hóquei na grama – 16
Judô – 14
Levantamento de peso – 5
Luta olímpica – 5
Maratona Aquática – 3
Nado sincronizado – 9
Natação – 33
Pentatlo moderno – 2
Remo – 4
Rúgbi – 24
Saltos ornamentais – 9
Taekwondo – 4
Tênis – 7
Tênis de mesa – 6
Tiro com arco – 6
Tiro esportivo – 9
Triatlo – 2
Vela – 15
Vôlei de Praia – 8
Vôlei – 24

Postar um comentário

*
*