Comemorações

Trinta anos da Constituição Brasileira

Essa semana, no próximo dia 5, é uma data especial: comemoramos os 30 anos da promulgação da nossa atual Constituição Brasileira. A mesma levou 20 meses para ser finalizada e teve a participação ativa do povo através de abaixo-assinados. Liderada pelos sindicatos de classe, entidades religiosas e diversos setores da sociedade, a Constituição deu à classe trabalhadora direitos como licença maternidade de 120 dias, redução da jornada semanal de trabalho de 48 para 44 horas, direito à greve, abono de 1/3 de férias e o 13º Salário para os aposentados.

Afinal, o que é a Constituição Brasileira? Nada mais é do que um conjunto de leis e regras de um país ou instituição e ela regula o funcionamento e dá direitos e deveres aos cidadãos. O texto da Constituição foi bastante extenso e detalhado e gerou mudanças bem democráticas. Entre elas podemos citar: a exemplo do direito de voto aos analfabetos e o facultativo aos jovens entre 16 e 18 anos. Ela foi a primeira constituição após o fim da ditadura militar.

A obra Entre Neste Livro – A Constituição, conta sobre dois garotos que entram neste livro e fazem uma amiga: a Constituição brasileira. Ela lhes conta tudo sobre leis, igualdade, preservação da natureza e muito mais.

Postar um comentário

*
*