Dicas

As razões para estudar sociologia no Ensino Médio

A sociologia é uma área da ciência que busca entender e estudar a vida em sociedade dos seres humanos, bem como suas relações em grupos ou individualmente. Sua abordagem se dá em nível de acontecimentos individuais ou em escala global. E qual a importância de estudar essa ciência que até então era estudada apenas na universidade?

O Ser humano é, por natureza, um ser social, e para viver em sociedade é preciso viver a partir de regras e normas de convivência. Há tempos que os sociólogos e educadores tentam pleitear sua inclusão na educação escolar.

Mas qual seria a importância dela para a vida do estudante de Ensino Médio? Ela pode contribuir para a formação pessoal e tornar um cidadão mais crítico. E não só isso, mas também observar que determinadas mudanças históricas e atuais são fruto de decisões anteriores, entender as relações e os fenômenos sociais, tais como violência, desemprego, pobreza extrema, criminalidade, formações familiares, etc. Ou seja, de maneira geral, a sociologia visa compreender as causas e consequências do que acontece no mundo em que vivemos, e busca compreender as razões sociais para problemas sociais e suas respectivas soluções.

Postar um comentário

*
*