No mês em que se comemora o Dia do Estudante resolvemos tocar em um assunto que é muito importante: será que seu filho sabe estudar? Isso mesmo! Já notou que muitas vezes a criança passa horas na frente do livro, lendo, mas no final do dia (sempre na véspera da prova), não consegue assimilar o conteúdo?
Se isso acontece na sua casa, tenha certeza, seu filho não é o único a agir dessa maneira. Para reverter essa situação, pesquisamos algumas dicas para que seu filho seja um estudante exemplar.
– Estabeleça uma rotina. Um exemplo: ao chegar em casa o seu filho deve tomar banho, almoçar na mesa, fazer a tarefa de casa e depois brincar.
– O local de estudo deve ser claro e arejado. Não o deixe estudar vendo televisão, escutando música ou com o computador ligado em algum jogo. Por mais que as crianças de hoje tenham a capacidade de fazer mil coisas ao mesmo tempo, deixar aquele momento apenas para o estudo vai garantir um melhor aprendizado.
– O seu filho não deve estudar apenas na véspera da prova. Todo dia é dia de aprender um pouco. Assim, no dia da prova, o assunto flui muito mais fácil.
– E quanto tempo por dia ele deve estudar? Especialistas dizem que não se deve passar de cinco horas de estudo. Isso porque o cérebro precisa descansar.
– Seu filho tem uma dificuldade maior em determinada disciplina? Pode ser a hora de colocar um reforça extraclasse. Não deixe para o final do ano. Isso pode aumentar o desespero dele em aprender e assim atrapalhar o rendimento no decorrer do semestre.
– Reserve momentos de lazer. Vá ao cinema, teatro ou parque. Praticar atividade física, como natação, judô, futebol, também pode trazer diversos benefícios, principalmente no quesito disciplina.




Do livro para as telas do cinema
O Último Trem do Forró
Dicas para ajudar na hora de estudar!
As férias acabaram, mas o hábito da leitura deve continuar