Dicas

Como ajudar para redação do vestibular?

layout_facebook_141028_2

A redação do vestibular é sempre uma preocupação dos estudantes. Os temas nem sempre são previsíveis e todo ano é uma caixinha de surpresa. Mas há sempre aqueles assuntos importantes e atuais que valem a pena ficar por dentro. Mas como estudar tanto assunto e conseguir ter em mente diversas formas de abordagem sobre o mesmo tema? A primeira dica é ler, ler livros, revistas e pesquisar em sites confiáveis. Outra forma é ver filmes, uma maneira de se divertir e aprender ao mesmo tempo. Para ajudar nessa tarefa, selecionamos alguns temas e filmes.

Tema: Globalização e capitalismo
Filme: Trabalho Interno, documentário vencedor do Oscar 2011, fala sobre a crise econômica atual, explicando de modo didático o sistema financeiro mundial e como a crise se desenvolveu da Islândia aos Estados Unidos.

Tema: Intolerância
Filme: Crash – No Limite, de Paul Haggis, fala sobre conflitos entre pessoas de diversas etnias nos EUA, explorando a questão do ódio e da intolerância.

Tema: Meio-ambiente
Filme: Surplus, documentário sueco de Erik Gandini, se vale da linguagem de videoclipes para tratar dos paradoxos e desigualdades da sociedade de consumo e de seus efeitos devastadores no meio-ambiente e no modo como as pessoas se enxergam como cidadãos e indivíduos.

Tema: Ciência e ética
Filme: Gattaca, de Andrews Niccol, é uma ficção científica que mostra um mundo onde as pessoas são selecionadas geneticamente antes mesmo de nascer, provocando a eugenia e uma série de conflitos tecnológicos e éticos na sociedade.

Fonte: Guia do Estudante

Postar um comentário

*
*