Curiosidades

Por que os japoneses leem de trás para a frente?

A cultura oriental é, realmente, muito diferente da nossa – a ocidental. E não estamos apenas falando de hábitos alimentares, música, dança e crenças. Existem outras coisas, ditas padrão para a gente, que lá simplesmente é ao contrário. Isso mesmo!

Por exemplo, os japoneses leem da direita para a esquerda. O hábito se deve ao fato da língua japonesa ser escrita da direita para a esquerda (no português, lemos e escrevemos da esquerda para a direita). Ninguém sabe ao certo porque no Japão é assim, mas o costume é antigo e fez com que a leitura dos livros também fosse ao contrário.

Mas não é apenas esse hábito diferente do nosso. Os japoneses também falam de trás pra frente que nem o mestre Yoda, da série Guerra nas Estrelas. Por exemplo: Vou ao restaurante comer sushi. Eles falam: Resutoran ni sushi o tabe ni ikimasu (Restaurante ao sushi comer vou).

E você sabia que para contar nos dedos, ao invés de fechar a mão e ir abrindo na medida que conta, eles abrem a mão e fecham na medida que vão contando, do polegar para o mindinho? Ah, e não podemos esquecer do volante do carro fica do lado direito, assim como a mão da direção também é oposta.

Então, quando for ao Japão, não se assuste com alguns hábitos deles.

Fonte: Revista Recreio e Você Sabia

Postar um comentário

*
*