Curiosidades

Aurora Boreal: fenômenos das regiões polares

Sabe aquele céu lindo, com cores e “desenhos” que mais parecem que foram feitos em um programa de computação gráfica? Ele existe, pena que não aqui no Brasil, e tem nome: aurora boreal, que é um fenômeno visual que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. São luzes coloridas que aparecem no céu, à noite. Normalmente, tem-se a luz esverdeada. Estes fenômenos ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra.

A aurora boreal pode surgir em vários formatos, tais como: pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circular. No entanto, aparecem sempre alinhados ao campo magnético terrestre. As cores podem variar bastante como, por exemplo, vermelha, laranja, azul, verde e amarela. Muitas vezes, surgem várias cores ao mesmo tempo.

Se quiser ver de pertinho vai ter que viajar muito. O local onda há maior incidência é na Lapônia Finlandesa. Os fenômenos são mais comuns entre os meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro. Entretanto, tal fenômeno não se restringe à Terra, também ocorre em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Marte, Vênus e Saturno.

Uma curiosidade, o nome aurora boreal foi dado pelo astrônomo Galileu Galilei em homenagem à deusa romana Aurora (do amanhecer) e seu filho, deus grego do vento forte, Bóreas. Outra coisa é que quando o fenômeno acontece em regiões próximas ao polo norte, denomina-se aurora boreal; no polo sul, tem-se a aurora austral.

O vídeo abaixo tem imagens lindas da aurora boreal. Vamos assistir?

Postar um comentário

*
*