Curiosidades

Vulcão não existe apenas na Terra

Você está muito enganado em achar que os vulcões são fenômenos apenas do planeta Terra. Olhando para o céu nem imaginamos, mas em alguns planetas do sistema solar os vulcões existem e estão bem ativos.

E o mais curioso, tem vulcão na imensidão do universo com nome brasileiro. Dois deles estão localizados em Io, uma das luas de Júpiter, e levam o nome de Tupã e Monã. Io é o corpo celeste do Sistema Solar com maior atividade vulcânica. As erupções são tão frequentes que cobrem toda a superfície de Io com lavas e cinzas, escondendo as crateras de impacto, que são comuns em outros satélites e planetas.

Já Vênus é o planeta do Sistema Solar com maior número de vulcões. Ainda não foram vistos vulcões ativos em Vênus, mas acredita-se que muitos deles sejam jovens. São conhecidos cerca de 1.600 vulcões de grande porte, e há mais uma quantidade absurda de vulcões menores – ninguém sabe ao certo quantos, mas as estimativas variam entre cem mil e um milhão de vulcões. É muito vulcão para um único planeta!

E para quem não sabe, o maior vulcão conhecido no Sistema Solar está em Marte. Seu nome é Olympus Mons, um verdadeiro gigante. O Olympus Mons tem 27 km de altitude, o que significa que ele é três vezes mais alto que o Monte Everest. Sua cratera principal tem diâmetro de 70 km, e a base do cone vulcânico tem 540 km de diâmetro. O Olympus Mons é tão grande que uma pessoa que estivesse em pé na superfície de Marte não conseguiria vê-lo por inteiro, por causa da curvatura do planeta. O vulcão apenas pode ser visto por inteiro em sobrevôos na órbita marciana. Marte tem várias outras estruturas vulcânicas, com pelo menos mais cinco vulcões gigantes.

Vulcão gelado também existe. E eles são encontrados em Saturno e em Netuno. Em Saturno, o satélite Titan tem vulcão frio, com lava de gás metano gelado. Em Netuno foram vistos em Tritão, uma das luas do planeta, um vulcão que lança nitrogênio líquido, metano e poeira.

Fonte: Superinteressante e Na cratera do Kaala

Postar um comentário

*
*