Curiosidades

E se a Terra parar de girar?

layout_facebook_150317_1

Já imaginou se a Terra parasse de girar em torno de si mesma? Pois é! Muita coisa iria mudar. Sem a rotação do planeta nada iria sobreviver por muito tempo e a terra sofreria mudanças climáticas drásticas. Metade do planeta estaria no sol e a outra na escuridão e frio total. Mas não é só isso.

Seguindo a Lei da Inércia, de Newton, que afirma que “por inércia, um corpo que está se movendo tende a continuar em movimento”, nós que estamos em movimento por conta da rotação, iríamos voar para leste a uma velocidade de 465 metros por segundo, se estivéssemos na linha do Equador ou 368 metros se estivéssemos acima ou abaixo. Como a rotação da Terra é menor de acordo com dos polos, pessoas muito próximas destes locais poderiam sobreviver, mas por pouco tempo.

A velocidade do vento –maior que a da explosão de uma bomba atômica– seria tão alta que iria provocar instantaneamente incêndios por todo o planeta. O vento também causaria uma erosão sem precedentes em praticamente tudo que faz parte da crosta terrestre. Os oceanos se levantariam como tsunamis gigantescos, e toda a água se moveria em direção aos polos.

O núcleo de ferro da Terra também iria parar. Sem sua rotação, a Terra perderia o campo magnético protetor. A radioatividade do Sol iria automaticamente matar tudo que sobreviveu.
Depois disso, metade da Terra estaria constantemente exposta ao Sol, com temperaturas cada vez maiores, chegando a patamares que matariam a grande maioria da vida na superfície. A outra metade do planeta iria congelar.

Com isso tudo, o nosso planeta nunca mais seria o mesmo.

Postar um comentário

*
*