Curiosidades

Aventuras com dinossauros

Como os dinossauros fazem parte da nossa imaginação, a literatura infantil explora esse tema de maneira lúdica e divertida. O livro Na Casa do Leo – Os Dinossauros, de Philip Ardagh (Ed. Companhia das Letrinhas), conta a história de um menino chamado Leo, que recebe em sua casa visitas extraordinárias. Desta vez, ele vai receber nada menos que os terríveis – alguns nem tanto assim – dinossauros. Acompanhado de Naftalina, seu cachorro de estimação, e Jarbas, o prestativo zelador da casa, Leo vai conhecer algumas características desses animais pré-históricos, bem como curiosidades acerca deles. Vai descobrir, por exemplo, que havia espécies herbívoras e carnívoras, que ainda não sabemos ao certo de que cor era a pele dos dinossauros, quais eram os predadores mais terríveis e como eles agiam, entre muitas outras coisas. Nessa jornada, Leo vai deparar também com um personagem um tanto amalucado, o cientista Magnus Sabidus, cujo grande projeto é fazer reviver algumas espécies de dinossauros. Será que ele terá sucesso nessa tarefa?

Em formato de história em quadrinhos, o livro tem linguagem acessível a leitores iniciantes, além de estar dividido em capítulos curtos, como convém a crianças que estão começando a aprender sobre ciência.

Outra dica é o História de Dinossauros, de Nathalie Dargent (Ed. Companhia das Letrinhas). No livro a autora conta cinco histórias cheias de graça, sobre um dinossauro que faz a incrível descoberta de um fóssil humano; sobre um filhote de dinossauro mais feiosinho, que tudo o que quer é ser aceito do jeito que é; sobre um dinossauro que, achado na rua por um homem que odeia bichos de estimação, segue seu novo dono fervorosamente até conquistá-lo; sobre um dinossauro que ama, mais que tudo, sentir o vento no rosto; e sobre a terrível galinhossaura, bicho de bico cheio de dentes, crista no cocuruto e corpo coberto de penas.

 

 

Postar um comentário

*
*