Atividades Comemorações

O São João e suas delícias!

Quem resiste aos quitutes juninos? São tantos! É milho verde assado ou cozido, pamonha, canjica, pé de moleque, bolo de milho, paçoca, pipoca…huuuummmm! Só de falar já dá água na boca! E para que o seu São João seja bem doce, nós achamos no blog Cozinha da Monica uma receita que todos da sua casa vão adorar. Aprenda a fazer Cupcake de milho de verde!

Ingredientes:
4 colheres cheias de (sopa) de farinha de trigo
3 colheres cheias (sopa) de manteiga sem sal
3 colheres (sopa) de leite
1/4 xícara de purê de milho
1/2 colher de café de fermento em pó
½ xícara de açúcar
1 ovo

Cobertura
1 lata de leite condensado
1 lata de milho verde sem a água ou a mesma medida de grãos de milho “in natura”
1 colher de (sopa) manteiga

Canela em pó para polvilhar

Preparo dos cupcakes:
Purê de milho verde
Primeiro preparei o purê de milho, moendo os grãos do milho com o mixer, mas se você não tiver o aparelho, pode ralar o milho. Tentei bater no processador, mas não deu certo em razão da pequena quantidade de milho e no liquidificador, acredito que também não dará certo em razão da ausência de líquido.
Eu utilizei milho congelado (porque era o que eu tinha em casa), mas se você utilizar milho “in natura”, com certeza o sabor será muito melhor.

Pronto o purê, passemos para a massa do bolinho:
Bata a manteiga na batedeira de bolo até amolecer. Acrescente o açúcar e bata até formar um creme claro. Acrescente o ovo sem parar de bater, até dobrar de volume. Acrescente o leite, bata por mais um minuto. Junte a farinha e o fermento e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e junte o purê de milho. Misture bem. Coloque a massa em forminhas de papel (coloque as forminhas de papel dentro de formas de alumínio próprias para empadinha, para que as mesmas não “abram”). Leve ao forno pré-aquecido 170 graus por mais ou menos 30 minutos ou até que enfiando um palito no meio este saia limpo.

Preparo da cobertura:
Bata o leite condensado e o milho no liquidificador. Aqueça a manteiga em uma panela até derreter e junte a mistura do liquidificador. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela (ponto de brigadeiro). Espere esfriar para cobrir os cupcakes.

Rende 08 cupcakes, em forminhas grandes ou 12 em forminhas de tamanho médio

Postar um comentário

*
*