Curiosidades

Quem descobriu o Brasil, Cabral ou Gouveia?


Pedro Álvares Cabral

Essa pergunta parece ser óbvia de ser respondida. Muitos vão dizer: Pedro Álvares Cabral. Mas alguns pesquisadores estão levantando a polêmica de que o sobrenome de Pedro não é Cabral e, sim, Gouveia. Isso acontece porque havia duas evidências para esta dúvida. A primeira é que em três documentos publicados entre 1497 e 1500, o rei de Portugal se refere ao descobridor como “Pedro Álvares Gouveia”. Já a segunda evidência é porque, de acordo com as regras genealógicas da época, apenas o filho mais velho poderia usar o sobrenome do pai.

O Pedro Álvares, que descobriu o Brasil, era filho de Fernão Cabral e Isabel de Gouveia, e já tinha um irmão mais velho, João Fernandes Cabral. Pedro, então, teria o sobrenome Gouveia – pelo menos até a morte do irmão, o que só teria ocorrido em 1508, oito anos depois do descobrimento do Brasil.

Entretanto, para alguns historiadores, como o português José Manual Garcia, da Academia de Marinha de Portugal, o nome Pedro Álvares Cabral já havia sido mencionado antes, em um documento de 1484. Ou seja: antes do descobrimento, Pedro Álvares já havia usado os dois sobrenomes. Mas o sobrenome que passou para a história foi Cabral.

Fonte: Mundo Estranho

Postar um comentário

*
*