Curiosidades

Quem descobriu o Brasil, Cabral ou Gouveia?

Essa pergunta do nosso título parece óbvia de ser respondida. Muitos vão dizer: Pedro Álvares Cabral. Mas alguns pesquisadores estão levantando a polêmica de que o sobrenome de Pedro não seja Cabral e, sim, Gouveia. Isso acontece porque havia duas evidências para esta dúvida. 

A primeira é que em três documentos publicados entre 1497 e 1500, o rei de Portugal se refere ao descobridor como “Pedro Álvares Gouveia”. Já a segunda evidência é porque, de acordo com as regras genealógicas da época, apenas o filho mais velho poderia usar o sobrenome do pai.

O Pedro Álvares, que descobriu o Brasil, era filho de Fernão Cabral e Isabel de Gouveia, e já tinha um irmão mais velho, João Fernandes Cabral. Pedro, então, teria o sobrenome Gouveia – pelo menos até a morte do irmão, o que só teria ocorrido em 1508, oito anos depois do descobrimento do Brasil.

Entretanto, para alguns historiadores, como o português José Manuel Garcia, da Academia de Marinha de Portugal, o nome Pedro Álvares Cabral já havia sido mencionado antes, em um documento de 1484. Ou seja: antes do descobrimento, Pedro Álvares já havia usado os dois sobrenomes. Mas o sobrenome que passou para a história foi Cabral.

Outra curiosidade sobre Pedro Álvares Cabral é que ele nasceu no vilarejo de Belmonte, a 380 km de Lisboa, em 1467 ou 1468 (o ano é incerto). Assim, ele teria entre 32 e 33 anos quando “descobriu” o Brasil, em 1500. 

Existe uma lenda que diz que a família Cabral é descendente de Carano, o primeiro rei da Macedônia, que governou a região por volta do ano 1100 a.C. Carano, por sua vez, seria descendente de ninguém menos que o semideus Hércules!

Como é possível observar existem muitas curiosidades sobre quem descobriu o Brasil. Gostou de conhecê-las?

Postar um comentário

*
*