Curiosidades

Bichinhos iluminados

Pirilampos ou vagalumes. Assim são chamados aqueles bichinhos que piscam no escuro à noite. Eles são insetos que pertencem às famílias Elateridae, Fengodidae ou Lampyridae. Mas será que ele tem uma lâmpada dentro dele? E por quê eles piscam? Na verdade, o ato de piscar faz parte do seu ritual de atrair parceiros para namorar e reproduzir a espécie.  Enquanto o vagalume macho emite sua luz informando que está por perto, o vagalume fêmea envia sua luz para avisar onde está. E assim eles se encontram.

Na barriguinha deles há uma reação química, cujo processo é chamado de “oxidação biológica”, e acontece porque uma molécula de uma substância chamada de luciferina entra em contato com o ar e oxida, formando uma molécula de oxiluciferina; e ao perder energia, ela emite a luz.

Estes elementos ficam em células específicas, denominadas de fotócitos. E o gás óxido nítrico é o responsável pelo piscar deles. E assim, se colocar eles em um recipiente com este gás dentro, eles não piscam, ficam acesos o tempo todo. Engraçado, não é mesmo?

E o fenômeno de emitir luz chama-se bioluminescência. Eles liberam substâncias tóxicas neste ato, por isso afastam os predadores, que sabem que alí não é um bichinho bom para ser devorado. Mas ele é bem esperto. A luz também pode atrair outras espécies de vagalume para delas se alimentar.

Infelizmente, há muitas regiões que deixaram de ter estes bichinhos devido ao desmatamento e às queimadas, provocando um desequilíbrio em nosso meio ambiente.

Postar um comentário

*
*