Atividades

Brincando com papel e caneta: o jogo da forca

layout_facebook_150203_3Queremos estimular cada vez mais jogos que mexam com a imaginação e o raciocínio lógico. Semana passada indicamos o jogo “nome, lugar e objeto”. E na sequencia de nossas dicas de brincadeiras que divertem usando apenas papel e caneta, a sugestão é o jogo da forca, uma brincadeira bem tradicional e antiga, do tempo dos nossos avós. O jogo da forca incentiva o conhecimento de novas palavras, enriquece o vocabulário e pode ser feita a dois, ou mesmo em dupla, para aquelas ocasiões em que tem pouca gente para brincar.

Para começar, decida quem vai ser o primeiro a dar a palavra. Decide-se a palavra e desenha o pau da forca (um L de cabeça para baixo, com um tracinho da corda). Agora coloca-se os tracinhos referentes à quantidade de letras da palavra.

Pronto, pode começar. O jogador do lado oposto começa a dizer as possíveis letras que estão contidas na palavra. Cada letra citada fica listada abaixo, para que os dois lados não esqueçam as que já foram usadas. Cada palavra acertada, entra no seu lugar. Cada palavra errada vira uma parte do corpo (cabeça, pescoço, barriga, mão direita, mão esquerda, perna direita, perna esquerda, pé direito e pé esquerdo). Quando completar todas as partes do corpo, o jogador opositor perde a jogada e o que fez a jogada, ganha um ponto.
Por fim, depois de muitas rodadas, ganha quem tiver mais pontos acumulados. Vale ressaltar que a brincadeira também pode ser feita com giz num quadro ou na areia, com riscos feitos com um graveto ou palito.

Postar um comentário

*
*