Curiosidades

Civilizações Olmecas e Toltecas

Hoje vamos aprender sobre duas sociedades que fizeram parte das civilizações pré-colombianas: os olmecas e os toltecas. Não sei se vocês já ouviram falar nelas, já que não são tão comentadas quanto as maias, astecas e incas. Mas apesar disso, elas não são menos importantes.

A cultura olmeca, por exemplo, se originou na costa sul do golfo do México (La Venta, San Lorenzo, Tenochititlán, Três Zapotes), e é considerada a primeira cultura elaborada da Mesoamérica e matriz de todas as culturas posteriores dessa área. Mas quem foram realmente os olmecas? Por volta do século XIII a.C., surgiu na América a primeira civilização, que durou até cerca de 100 a.C. As características marcantes do Império Olmeca foram a escultura monumental (colossais cabeças de pedra) e a presença de centros cívico-religiosos a que se subordinavam áreas periféricas). Mais detalhes sobre essa civilização você pode conferir no vídeo abaixo:

Já os toltecas, por volta do ano 900, estabeleceram-se na região do Planalto Central mexicano, fazendo de Tula a sua capital. Segundo antigos textos indígenas, os habitantes de Tula seriam descendentes dos grupos que abandonaram Teotihuacán, quando de sua decadência. Em Tula formou-se um novo centro cerimonial, seguindo-se a tradição mesoamericana: praças circuladas por plataformas de terra. Foi revivido o culto a Quetzalcoatl, divindade cujo nome foi adotado pelo filho de um dos primeiros personagens históricos de que se tem notícia na América Indígena – Mixcoatl.

Segundo os textos antigos, Mixcoatl teria guiado os grupos nômades toltecas até a parte central do México. A sociedade tolteca também foi profundamente influenciada pela religião, que tinha em Quetzalcoatl o deus principal, representado pela serpente emplumada. A arquitetura dessa civilização apresentava um elemento inovador: construção do teto sobre vigas de madeira, sustentadas por colunas de pedra representando gigantescas figuras de guerreiros. Os toltecas também se destacaram na construção de palácios. Todas essas construções eram ricamente decoradas, o que demonstra a habilidade desse povo na escultura e na pintura. Vamos conhecer mais sobre os toltecas no vídeo:

2 Comentários

  1. Neto
    Postado em 30 de maio de 2017 às 12:19

    Muito bom! Ajudou no meu trabalho obrigado!!!

    • Bloguito
      Postado em 30 de agosto de 2017 às 20:25

      Ficamos felizes por isso. 🙂

Postar um comentário

*
*