Curiosidades

Classificação das cores

Você sabia que as cores são classificadas entre primarias e secundários? As cores primárias são: vermelho, amarelo e azul. Elas são chamadas assim porque são consideradas as primeiras cores, ou seja, não se pode obtê-las com a mistura de nenhuma cor. Já com a mistura dessas três cores podemos criar todas as outras, denominadas secundárias. Também existem as cores terciárias, que é a mistura de uma primária com uma secundária.

Vamos entender melhor:

Cores Primárias: são as cores puras, ou seja, o vermelho, azul e amarelo.

Cores Secundárias: união de duas cores primárias, por exemplo, verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo ou violeta (vermelho e azul).

Cores Terciárias: união de uma cor primária e uma secundária, por exemplo, vermelho-arroxeado (vermelho e roxo) e vermelho-alaranjado (vermelho e laranja); amarelo-esverdeado (amarelo e verde) e amarelo-alaranjado (amarelo e laranja); azul-arroxeado (azul e roxo) e azul-esverdeado (azul e verde).

E você sabia que é impossível misturar duas cores secundárias (o resultado da mistura das primárias), como verde e laranja, para obter uma cor primária, como azul, amarelo ou vermelho? Estas três cores nunca surgem de uma mistura – elas apenas geram outras cores se forem misturadas. E outra curiosidade, o preto também não é encontrado na mistura dessas cores, pois o preto não é considerado uma cor, mas ausência de luz.

2 Comentários

  1. Edinara Barros
    Postado em 12 de julho de 2015 às 18:21

    Boa tarde! Gostei muito dessa curiosidades e muitas que vocês colocaram. Parabéns pelo trabalho maravilhoso me envie mais curiosidades brincadeiras recreativas. Obrigada desde já.

    • Bloguito
      Postado em 17 de julho de 2015 às 12:05

      Obrigado Edinara, fique ligado sempre em nossa newsletter e em nossas redes sociais. Sempre postamos as novidades do Bloguito por lá. ☺

Postar um comentário

*
*