Dicas Dicas de Leitura

Combate às drogas é tema do Dica de Leitura

Hoje o nosso tema na Dica de Livros é sério e deve ser abordado com os filhos desde cedo (mais ou menos a partir dos 12 anos). Estamos falando do combate às drogas. Essa semana têm três dicas que podem facilitar o diálogo sobre o assunto em casa.

O primeiro livro é “O Estudante”, de Adelaide Carraro. Publicado pela primeira vez em 1975, o livro vem sendo lido por gerações e gerações. A narrativa do adolescente Roberto Lopes Mascarenhas sobre o drama vivido por sua família tem comovido os leitores de todas as idades. Seu irmão mais velho, Renato, excelente filho, estudioso, ativo, fundador de uma associação de jovens do colégio com a finalidade de atuar nas comunidades carentes, envolve-se com as drogas através de um colega da escola: Você se lembra daquele dia em que eu estava com dor de cabeça e o Mário me deu aquele comprimido? Pois bem, era droga. Eu não sabia, você entende. (…) Os traficantes não querem que os estudantes corram risco para adquirirem a erva, por isso convidam a irem às suas casas. Isso até viciar o estudante (…) e se o estudante conseguir viciar outro estudante, tem desconto de dez por cento. A mudança brusca no comportamento de Renato desequilibra a família e leva o pai a cometer uma tragédia. Uma temática atual para ser lida e discutida por jovens e adultos.

Outro livro é “Drogas – A melhor experiência é não usá-las”, de Flávio Gikovate (Editora Moderna). A obra fala sobre os desafios da vida. À medida que nos tornamos adultos, vamos nos conscientizando de que também queremos vencer na vida, ser independentes, admirados pelas outras pessoas e ter sucesso social. A adolescência corresponde a um complexo período de transição no qual percebemos como é difícil o caminho para a realização dos nossos sonhos. Surgem também os dilemas relacionados com o amadurecimento sexual e com os desejos amorosos. Os que não estiverem preparados e se sentirem fracos e inseguros poderão ser seduzidos pelas drogas, cada vez mais presentes em todos os lugares. As drogas podem provocar uma sensação inicial de satisfação e até mesmo de orgulho íntimo. Mas elas fazem parte da rota que leva ao abismo e não ao sucesso. Outros títulos do autor na Editora Moderna: Os sentidos da vida Namoro – conhecendo as razões do coração.

A terceira sugestão de livro é “Vida de droga”, de Walcyr Carrasco (Editora Ática). A obra conta a história de Dora, uma adolescente que tem tudo… Só que o pai perde o emprego e ela se vê, de repente, em uma realidade que nunca foi a sua. Agora ela mora em um apartamento pequeno, pega ônibus e estuda em uma escola pública. Revolta, solidão e curiosidade arrastam Dora em direção às drogas.

Outra maneira de saber mais sobre o assunto é acessando o site http://www.antidrogas.com.br/

 

Postar um comentário

*
*