Dicas

Como falar sobre drogas com os filhos

O assunto não é fácil, mas é muito necessário. Conversar sobre drogas com os seus filhos é importante para o desenvolvimento ético e psicológico da criança. E, para tirar algumas dúvidas dos pais, o Varejito fez uma entrevista com o pediatra Marcelo Reinscheid, criador do portal Pediatria em Foco.

No bate-papo, o médico nos contou que a influência dos pais desde cedo pode poupar o filho de experiências negativas. Não é legal beber ou fumar perto do filho, por exemplo. “Fazer uso de drogas, mesmo que cigarro ou álcool, pode despertar o interesse da criança”, afirma Marcelo Reinscheid.

Varejito – Como os pais podem abordar esse tema com os filhos?

Dr. Marcelo – Uma das principais dificuldades dos pais está no diálogo. Antes de conversar com os filhos, eles precisam se educar, se inteirar sobre as drogas mais comuns, os efeitos no cérebro e no corpo, os sintomas que provocam, as gírias e como são utilizadas.

E basta dizer para o filho não usar drogas?

Não. É importante lembrar aos filhos que o perigo não está somente no uso constante de álcool e drogas. As drogas trazem diversas consequências, como perder uma prova ou trabalhos escolares. Os conceitos de responsabilidade e a orientação para lidar com situações complicadas também ajudam no desenvolvimento ético do adolescente ou da criança e os afasta das más escolhas.

Postar um comentário

*
*