Não é apenas água e neve que caem do céu. Dependendo da região do planeta é possível também cair pedaços irregulares de gelo, que nada mais é do que a tal famosa chuva de granizo. Mas como isso se forma lá por cima? Acontece que as gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo.
Então, as regiões polares vivem tendo chuva de granizo!? Não é bem assim. Elas não acontecem por lá, acredita? O motivo é que o granizo só se forma em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, que também é responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem atinge até 25 km de altitude a partir da linha do Equador, isto quer dizer que ela só aparece nas regiões mais quentes. Isso acontece porque ela se forma graças a temperaturas elevadas e alto índice de umidade relativa do ar, mais raro nos países frios.
A ocorrência do granizo, portanto, é mais frequente nas regiões equatoriais, e vai diminuindo gradativamente ao longo das regiões tropicais, extratropicais e temperadas. A pedra de gelo que cai lá do céu tem, em média, 0,5 a 5 centímetros de diâmetro, mas isso pode variar. Nos Estados Unidos, na década de 1970, foi registrado um granizo com 14 centímetros de diâmetro, com 750 gramas!



Como evitar doenças no período de chuvas
Conheça os tipos de nuvens
Por que chove no verão?
Por que a chuva cai em gotas?