Curiosidades

Como a chuva de granizo se forma?

Não é apenas água e neve que caem do céu. Dependendo da região do planeta é possível também cair pedaços irregulares de gelo, que nada mais é do que a tal famosa chuva de granizo. Mas como isso se forma lá por cima? Acontece que as gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo.

Então, as regiões polares vivem tendo chuva de granizo!? Não é bem assim. Elas não acontecem por lá, acredita? O motivo é que o granizo só se forma em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, que também é responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem atinge até 25 km de altitude a partir da linha do Equador, isto quer dizer que ela só aparece nas regiões mais quentes. Isso acontece porque ela se forma graças a temperaturas elevadas e alto índice de umidade relativa do ar, mais raro nos países frios.

A ocorrência do granizo, portanto, é mais frequente nas regiões equatoriais, e vai diminuindo gradativamente ao longo das regiões tropicais, extratropicais e temperadas. A pedra de gelo que cai lá do céu tem, em média, 0,5 a 5 centímetros de diâmetro, mas isso pode variar. Nos Estados Unidos, na década de 1970, foi registrado um granizo com 14 centímetros de diâmetro, com 750 gramas!

Postar um comentário

*
*