Curiosidades

Como é fabricado o dinheiro?

Em cada país ele tem um nome. No Brasil é real, nos Estados Unidos, chamamos de dólar, na Europa, temos o euro. Mas, apesar dos nomes serem diferentes, eles têm algo em comum: o modo de fabricação. Por questões de segurança, o sistema é praticamente padronizado. E conversar com o seu filho sobre como o dinheiro é fabricado pode ser um caminho para tratar de outros temas bem interessantes, como consumismo, o valor do dinheiro, como economizar. Aproximar o seu filho de assuntos como esses vai deixá-lo seguro quando tiver que encarar a responsabilidade de lidar com o próprio dinheiro, seja ele através de mesadas ou quando tiver o primeiro emprego.

Então, vamos à fabricação? Primeiro, é bom deixar claro que o dinheiro pode ter dois formatos: a moeda e a cédula. As moedas já são fabricadas há mais de dois mil anos e o processo é basicamente o mesmo desde então. Grava-se uma imagem em um pedaço de metal comprimindo-o entre duas superfícies. No passado, isso era feito manualmente. Hoje, um artista cria um modelo em gesso, muito maior que a moeda definitiva. A partir dele, faz-se uma versão em níquel. A partir daí, utiliza-se uma máquina chamada torno redutor, que, com base no modelo, vai esculpir o desenho em um pedaço de metal. Está feita a matriz, que já apresenta o tamanho da moeda definitiva. Com a matriz pronta, dois moldes (um de cada lado da moeda), são colocados em uma prensa de alta velocidade. Pedaços maciços de metal são postos na prensa, onde são comprimidos entre os moldes. As imagens ficam impressas no metal e o processo de cunhagem está pronto.

Já o processo de fabricar a cédula é mais complicado. O cuidado tem que ser maior para dificultar as falsificações. O papel e a tinta usada são especiais. E a impressão das notas passa por quatro processos:

Impressão litográfica: imprime o desenho do fundo.

Chapa: produz a imagem principal da nota.

Impressão tipográfica: imprime um número de série em cada nota. Então, é incorporado mais um dispositivo de segurança às cédulas: as fitas metálicas.

Corte: por fim, uma guilhotina corta as folhas de notas em notas únicas. Depois, elas são embaladas em pacotes e entregues aos bancos. No Brasil, apenas a Casa da Moeda pode imprimir dinheiro.

A Casa da Moeda do Brasil

A Casa da Moeda é uma empresa pública fundada em 8 de março de 1694 por Dom Pedro II, com o objetivo de atender a demanda de fabricação de moedas no país. Há mais de 300 anos é responsável pela produção do dinheiro brasileiro e de outros produtos de segurança, como passaportes com chips e selos fiscais. O complexo industrial, localizado em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, é um dos maiores do gênero no mundo. No local, funcionam as três fábricas da empresa – de cédulas, de moedas e gráfica – onde são desenvolvidos produtos com o elevado padrão de qualidade exigido no mercado moderno.

Ficou curioso para saber como é a Casa da Moeda? Conheça assistindo ao vídeo:

Postar um comentário

*
*