Dicas

Como estimular o aprendizado na criança

“Mãe, a tarefa tá difícil!”. Quantas vezes os pais escutam esse tipo de afirmativa do filho? Muitas, não é verdade? Não é que a tarefa esteja realmente difícil. O que muita vezes acontece é que a criança não está conseguindo ter a concentração suficiente para absorver o assunto. Quando ela é pequena e começa a descobrir os números, por exemplo, a orientação para os pais é que reajam de forma natural diante do interesse dos filhos: é preciso estimular, mas sem exageros. É importante, por exemplo, chamar a atenção dos pequenos para a presença dos números no dia-a-dia. É de uma maneira mais lúdica que ela consegue entender melhor o que está aprendendo.

Como sabemos que os pais têm muitas dúvidas em relação a isso, pesquisamos algumas dicas de memorização e aprendizagem:

1) A criança aprende também no jogo! E o jogo da memória, como o nome já diz, estimula muito a memória da garotada. O jogo foi criado na China no século 15. Era formado por baralho de cartas ilustradas e duplicadas. E é jogando que a criança estabelecem relações entre imagens e a posição no tabuleiro e, assim, desenvolvam estratégias de memorização.

02) A música também ajuda. Se você gosta de ouvir, imagine ouvi-la com todos os detalhes. O mesmo pode ser feito com os sabores e os sons.

03) Faça cálculos menores de cabeça ou no papel. A criança não deve usar a calculadora.

04) Leia diversos estilos de livros e revistas. Crie o hábito de comentar sobre eles com os amigos. Forme um pequeno resumo na sua mente.

05) Leve seu filho ao teatro, cinema, shows, exposições, etc. observe tudo e depois comente a respeito.

06) Quando a criança estiver estudando um assunto, não sobrecarregue o cérebro por horas seguidas. Prefira sessões curtas (de 60 minutos a 1h 30 min) e nos intervalos de descanso faça alguma atividade bem diferente.

Fonte: Revista Crescer e Revista Nova Escola

1 comentário

  1. tatiana
    Postado em 11 de abril de 2012 às 19:52

    Eu gostei das dicas. Mais sinto que eu mesma não tenho muita paciência para ensinar ao meu filho que tem apenas 7 anos e está com dificuldade de se concentrar na sala de aula para copiar do quadro é muito lento. Eu gostaria de saber como posso fazer para ajudar mais meu filho sem forçar demais e fazer com ele goste de estudar e preste atenção na sala de aula? Obrigada.

Postar um comentário

*
*