Dicas

Déficit de atenção e hiperatividade? Pode ser TDAH

TDAH. Essa é a sigla para Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Muitos pais quando recebem o diagnóstico de que o filho tem isso levam logo um susto. Primeiro, pelo nome tão complexo. Segundo, porque muitas vezes esse déficit de atenção só “vira”TDAH depois que o filho passa por diversos problemas na escola e é avaliado por um especialista. Até então, a criança era “danada demais” ou“avoada” e não conseguia se concentrar na sala de aula.

Então, se o seu filho tem sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, talvez ele tenha a TDAH, também chamada às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Para que você conheça um pouco mais sobre o tema, fizemos uma pesquisa dos principais sintomas e tratamentos. A ideia é ajudar a esclarecer alguns pontos, pois a consulta com um médico e psicólogo que entendado assunto é fundamental para um diagnóstico preciso e sucesso no tratamento.

Como é o tratamento?

O Tratamento do TDAH deve ser multimodal, ou seja, uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas que são ensinadas a quem tem o distúrbio. A medicação, na maioria dos casos, faz parte do tratamento. Também é importante saber escolher o profissional de psicologia. A área mais indicada é a psicoterapia, que trabalha com a Terapia Cognitiva Comportamental. Ainda é possível ter um tratamento acompanhado de um fonoaudiólogo, mas isso acontece em casos específicos.

Veja no vídeo abaixo uma entrevista com o psiquiatra Paulo Mattos, Grupo de Estudos de Déficit de Atenção da UFRJ:

http://youtu.be/yvNaxU5kPME

Se quiser conhecer mais sobre o assunto, acesse o site da Associação Brasileira de Déficit de Atenção: http://www.tdah.org.br/

Postar um comentário

*
*