Dicas

Estimulando o aprendizado através da música

Já pensou em aprender ou ensinar conteúdos por meio da música? A musicalidade estimula o cérebro e a inteligência. Assimilar informações por meio de ritmos e instrumentos pode facilitar o aprendizado, a socialização, a expressão oral e corporal. E não é difícil desenvolver a inteligência musical. A ideia de Inteligência Musical vem da década de 1980, através do psicólogo Norte Americano chamado Howard Gardner. O estudioso desenvolveu pesquisas sobre inteligências múltiplas e ele afirma que os humanos possuem diversas inteligências, entre elas, a sonora e musical.

1. O melhor é que isso pode ser desenvolvido desde a primeira infância. Para te ajudar a estimular a relação do seu filho com a música, trazemos 5 dicas. 

2. Cante para o bebê: o estímulo mais antigo e eficiente do planeta é a voz dos pais. Escolha momentos agradáveis, como por exemplo a hora do banho ou de dormir, e faça as canções de ninar virarem rotina. Seu bebê vai associar a música a esses momentos prazerosos e criar laços afetivos mais fortes com você e a música. 

3. Percepção Sonora: use potes de plásticos, de remédios, potes de sorvete, caixas de fósforos e de papelão. Para criar sons diferentes, coloque dentro dessas caixas materiais diferentes. Por exemplo: na primeira caixa coloque moedas, na segunda grãos de feijão, na terceira areia. Uma brincadeira é pedir que as crianças identifiquem, através da audição, quais os materiais utilizados.

4. Bandinha de Sucata: agora é a hora de aproveitar as caixas usadas na percepção sonora (item anterior) e fazer chocalhos, tambores. Depois cante e toque com as crianças cantigas de roda. São fáceis, curtas e todo mundo conhece. 

5. Audição ‘Fora da Caixa’: ouça músicas de culturas e estilos com os quais nunca ou pouco contato teve, como músicas indiana, árabe, japonesa… Você também pode explorar músicas populares das mais diversas regiões do Brasil. A música do Norte é bem diferente da tocada no Sul, por exemplo. Uma dica importante: não julgue, ouça de coração aberto.

 

Aprenda um instrumento: tem curso para todas as idades! Escolha um instrumento que a criança se identifique e procure um curso presencial ou online (sim, existem cursos de música online). Se for possível, a família toda pode estudar junta. 

Além de poder ser estimulada em casa, há muitos casos de sucesso de educadores que se utilizam desse recurso para facilitar o ensino e aprendizagem de diversas disciplinas, como ciências, história, matemática e tantos outros. A música estimula determinadas partes do cérebro, em algumas pessoas mais e outras menos. 

Se seu filho tem sensibilidade e se emociona ao ouvir determinada música, consegue memorizar músicas com facilidade, gosta de cantar, dançar e gosta de algum tipo de música, provavelmente, ele tem aptidão e inteligência musical. 

Você já pensou em levar mais musicalidade para sua família? 

Postar um comentário

*
*