Curiosidades

Qual o primeiro instrumento musical do mundo?

Não existem registros para saber de quem foi a ideia de usar uma cumbuca para fazer um chocalho ou a de bater duas pedras para conseguir o som. A data e a origem do primeiro do instrumento musical é objeto que ainda tem muita discussão. Arqueólogos tendem a debater o assunto baseados em várias evidências como artefatos e trabalhos culturais.

Entretanto, o que se sabe é que a música surgiu há muito tempo, pois existem peças de mais de 70 mil anos que, provavelmente, foram usadas como tambores, por exemplo. Mas tem um instrumento conhecido como o primeiro existente em todas as culturas primitivas, é a flauta!  Existem pinturas em cavernas que datam de 60.000 anos a.C. das quais foram descobertos vários desenhos de flauta.

As primeiras flautas assemelhavam a apitos pois só possuíam um buraco. Estas flautas eram feitas da tíbia de animais ou de humanos. Outros instrumentos surgiram a partir do mesmo princípio, como o oboé, o fagote e flauta doce. Em 1832, Theobald Böehm inventou a flauta transversal, considerado um instrumento com grande avanço melódico e que serviu também para aprimorar outros instrumentos se sopro.

2 Comentários

  1. Aryelle
    Postado em 8 de junho de 2017 às 20:09

    O é uma bactéria microscopica?

    • Bloguito
      Postado em 30 de agosto de 2017 às 20:23

      Oi Aryelle, vamos pesquisar e fazer um post sobre isso. Obrigado pela dica.

Postar um comentário

*
*