Curiosidades

Como surgiu o trio elétrico?

“Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu…”. Com certeza você já ouviu essa música de Caetano Veloso. E ela retrata uma verdade. Quem consegue ficar parado com um trio elétrico tocando? Ninguém! Mas como foi que tudo surgiu?

A tradição começou com o Fobica, em 1950, em Salvador. Dois amigos, Adolfo Antônio do Nascimento, conhecido como Dodô e Osmar Alvares Macedo, o famoso Osmar, colocaram aparelhos de som em um carro Ford 1929, conhecido como “Fobica”. Eles pintaram vários círculos coloridos como se fossem confetes no veículo e colocaram duas placas, no formato de violão, escrito “Dupla Elétrica”.

Dodô fez uma adaptação elétrica para usar a bateria de automóvel para alimentar o funcionamento dos alto-falantes instalados na fobica. E assim, como toda essa criatividade brasileira, surgiu o símbolo do carnaval da Bahia.

Hoje, o trio elétrico é um caminhão adaptado com aparelhos de sonorização para a apresentação de música ao vivo, através de alto-falantes, em que são executados samba, frevos e outros ritmos. Com tanta potência, se tornou um dos maiores fenômenos de massa do Brasil.

Postar um comentário

*
*