Comemorações Curiosidades Dicas

A origem das escolas de samba

No Rio de Janeiro, assim como em São Paulo, o Carnaval é marcado pelos desfiles das escolas de samba. As comunidades passam o ano trabalhando e ensaiando para mostrar, em 90 minutos, um show de luz, brilho e beleza. São carros alegóricos, mestre sala e porta-bandeiras, alas de baianas, rainha da bateria e a própria bateria, que a cada ano que passa, é um show a parte no desfile. Mas no começo do século XX as escolas de samba não tinham tanto glamour.

Tudo começou com a “Deixa Falar”, que foi a primeira escola de samba do Brasil. Ela foi fundada em 18 de agosto de 1928, na cidade do Rio de Janeiro. As cores oficiais desta escola de samba eram o vermelho e o branco e sua estreia no carnaval carioca ocorreu no ano seguinte a sua fundação.

A Deixa Falar acabou por estimular a criação, nos anos seguintes, de outras agremiações de samba. Surgiram assim, posteriormente, as seguintes escolas de samba: Cada Ano Sai Melhor, Estação Primeira (Mangueira), Vai como Pode (Portela), Vizinha Faladeira e Para o Ano sai Melhor.

Nestas primeiras décadas as escolas de samba não possuíam toda estrutura e organização como nos dias de hoje. Eram organizadas de forma simples, com poucos integrantes e pequenos carros alegóricos. A competição entre elas não era o mais importante, mas sim a alegria e a diversão.

Uma curiosidade: Você sabe por que elas se chamam escolas de samba? Esse termo é usado porque na Rua Estácio, onde aconteciam os ensaios, havia uma escola normal. Daí virou escola de samba.

Postar um comentário

*
*