Curiosidades

Como os icebergs são de água doce se eles estão no mar?

Provavelmente você nunca imaginou que os icebergs são feitos de gelo de água doce, apesar de “viverem” no mar. A questão é que eles foram formados na Era Glacial, isto é, a pelo menos 3 mil anos e são blocos que se desprendem das geleiras polares.  São, portanto, de água doce e não devem ser confundidos com água do mar congelada.

O nome iceberg vem do holandês ijsberg,que significa “montanha de gelo”. Esse grande acúmulo de gelo faz com que, nas camadas mais profundas, a neve se transforme em enormes lâminas de gelo, compactada pela pressão das camadas superiores. Devido ao movimento de subida e descida das marés, grandes massas de gelo acabam se soltando da lâmina principal nas regiões costeiras, formando, assim, os icebergs, que saem flutuando a esmo pelo oceano.

Os dois pontos principais de formação de icebergs são no Oceano Atlântico, na Antártida e na Groenlândia. Os que causam mais problemas são esses últimos. Embora sejam maiores, os da Antártida costumam derreter antes de atingir as principais rotas de navegação. O maior iceberg já visto no Atlântico Norte, em 1957, atingia cerca de 180 metros só em sua parte fora d’água (que costuma equivaler a um nono da massa total desses blocos de gelo).

Postar um comentário

*
*