Curiosidades

Como se forma um rio?

Quando a gente vê aquele rio enorme, nem imagina que ele nasce pequeno. Isso mesmo! Mas antes de contar como ele nasce, vamos entender o que é um rio. Ele é um curso de água que corre naturalmente de uma área mais alta para uma mais baixa do relevo e, geralmente, deságua em outro rio, lago ou no mar.

Mas como esses cursos de água se formam? É a partir da chuva, que é absorvida pelo solo até atingir áreas impermeáveis no subsolo onde se acumula, constituindo o que chamamos de lençol freático. Quando o lençol freático aflora na superfície dá origem à nascente de um rio.

Mas apesar dessa definição, existem rios que se formam de outras maneiras, como por exemplo, a partir do degelo em picos montanhosos, além de alguns originarem de águas de lagos.

Os rios apresentam características diversas, podendo ser perene, ou seja, que não seca em nenhum período do ano, nem mesmo com severas secas. Além disso, podem ser também temporários ou intermitentes, neste caso, trata de rios que secam em determinado período do ano, quase sempre na época da seca ou estiagem.

Em regiões áridas e semiáridas do planeta, os rios perenes são de grande relevância, pois fornecem água e condições para a realização da agricultura e da criação de animais.

Postar um comentário

*
*