Curiosidades

Os lugares mais gelados do planeta Terra

layout_facebook_150324_3

As regiões mais frias da Terra estão localizadas na parte de cima e de baixo do planeta e são chamados de Polos. Esses dois locais estão sempre cobertos de gelo. A região em volta do Polo Norte é chamada de Ártico e a maior parte dela é um grande mar congelado. Já a Antártida, que fica em volta do Polo Sul, é uma enorme porção de terra coberta de gelo.

No Polo Norte, apesar de clima não ajudar, muitas pessoas vivem no Ártico há milhares de anos, como os inuits, mais conhecidos como esquimós. No outono e no inverno, eles costumam vivem em iglus, casas feitas de blocos de gelo. No verão, usam tipis, barracas feitas de pelo de rena e de foca.

Apesar de ter muito gelo, a região tem uma vegetação chamada tundra, que é formada por arbustos, ervas e líquens. Animais também vivem por lá! Ursos-polares, baleias, raposas do Ártico e renas são animais típicos dessa região. No inverno, muitos desses bichos passam a maior parte do tempo dormindo (hibernando) para não gastar tanta energia. Já os pássaros migram para lugares mais quentes.

O Polo Sul é um continente muito grande e tem o maior deserto do mundo. Além de frio, o clima é seco e chove bem pouco. Quase todo o gelo do mundo fica lá, na Antártida. A temperatura mais baixa registrada aconteceu lá: -88 graus Celsius.Ao contrário do Polo Norte, no Sul não há população. As únicas pessoas que vivem lá são pesquisadores e cientistas, que passam temporadas morando em estações parecidas com enormes galpões. Eles estudam os animais, o gelo e o clima do lugar. Quando chega o inverno, eles precisam ir embora correndo, pois o frio é insuportável e há muitas tempestades de neve.

A maioria dos pinguins mora na Antártida. As baleias, as focas e os pássaros da região também têm essa camada de gordura. No inverno, outros bichos, como a baleia-jubarte, escapam para regiões menos frias.

Mesmo com tanto gelo, existe um vulcão ativo no Polo Sul. É o monte Erebus, que fica na ilha de Ross e tem cerca de 4 mil metros de altura. Como qualquer vulcão ativo, ele solta jatos de vapor. Os cientistas já encontraram vestígios de lava entre as camadas de gelo.

Postar um comentário

*
*