Dicas

Como separar as sílabas?

A gente fica super feliz quando os nossos filhos aprendem a escrever. Achamos cada palavra escrita uma coisa mais linda do que a outra. Mas com o passar dos anos, as regras gramaticais começam a serem cobradas. E a separação de sílabas é uma delas. Mas como ajudar os nossos filhos que estão aprendendo isso? Nós daremos algumas dicas aqui. Vamos a elas?

Os dígrafos “ch”, “nh”, “lh”, “gu” e “qu” pertencem a uma única sílaba. Portanto, nada de separá-los, combinado? Quer um exemplo? A palavra FOLHA, se separa desta maneira: FO-LHA.

As letras que formam os dígrafos “rr”, “ss”, “sc”, “sç”, “xs”, e “xc” não podem ficar juntinhas. Sendo assim, separe-as. Exemplos:
ter – ra
pás – sa – ro
nas – cer
ex – ce – ção
des – cer…

Os ditongos e tritongos devem pertencer a uma única sílaba. Então, não se esqueça disso: nunca os separe. Vamos aos exemplos:
fei – xe
cai – xa
Pa- ra – guai
U- ru – guai…

O mesmo não acontece com os hiatos, pois eles não podem permanecer juntos em uma única sílaba. Já notou isso? Olha os exemplos:
ca – de – a – do
lu – a
ma – gi – a
sa – ú – de.

Os encontros consonantais que ocorrem em sílabas internas não devem permanecer juntos, a não ser aqueles em que a segunda consoante é “l” ou “r”.
flau – ta (permaneceram jutos, pois a segunda letra é representada pelo “l”)
pra – to (o mesmo ocorre com este exemplo)
ap – to
cír – cu – lo.

Mas atenção! Não se esqueça de que alguns grupos consonantais iniciam palavras, por isso, não devem ser separados. Como é o caso de:
pneu – mo – ni – a
pneu – má – ti – co
psi – có – lo – go.

Postar um comentário

*
*