Curiosidades

Como será que as flores se reproduzem e se multiplicam?

Todo ser vivo se reproduz. Inclusive as flores. E como será que isso acontece, já parou para pensar? O segredo, na verdade, está na polinização. Para perpetuarem suas espécies, as flores dependem de um terceiro agente, que são os agentes polinizadores.

É como se elas dependessem de outro ser para se multiplicarem. No caso da flores, os agentes “multiplicadores” podem ser outros bichinhos da natureza. Podem ser os insetos, as aves e morcegos.

E os bichinhos são atraídos justamente pela beleza das flores, pelas cores exuberantes que chamam a atenção. E quando não se destacam pela beleza ou cor, elas são atraídas por conta do seu perfume, do seu aroma exalado na natureza, como é o caso das flores brancas, que não possuem cor, mas muitas tem um perfume forte.

E como acontece, de fato, a reprodução? Como elas são fecundadas? Para entender, é preciso saber que as flores possuem em seu interior o órgão feminino chamado de gineceu e o masculino que é o androceu. Os grãos do pólen possuem células sexuais, que ficam depositadas no androceu. Ao serem levados de uma flor a outra, o pólen vai par o gineceu, que é o ovário da flor, onde ela armazena os óvulos. Quando os grãos do pólen chegam ao ovário da flor, e houver condições ambientais suficientes, acontece a fecundação. O ovário se transforma em fruto e o óvulo em sementes. Daí, a flor murcha, e uma nova nasce.

Postar um comentário

*
*