Atividades Dicas

Como transformar papel em decoração

Você já deve ter reparado a quantidade de papel que acumulamos no nosso dia a dia. É só parar para arrumar a casa que aparecem revistas, jornais, encartes, além das folhas de papel que usamos para anotar recados e etc. Ufa! É papel que não acaba mais. Entretanto, jogar tudo no lixo não é tão legal assim. O melhor mesmo é reaproveitar, pois assim diminuímos a quantidade de lixo no nosso ambiente (o que por sinal, é ótimo para a natureza).

Mas o que fazer com o papel? As opções são inúmeras. Você pode começar com um quadro feito de colagem. Experimente trocar o “recheio” dos seus quadros por colagens exclusivas, feitas com imagens, cores e texturas que você goste. Você pode escolher de tudo um pouco para fazer sua arte: fotos, imagens de revistas, papel de presente, papel de origami, cartões postais, embalagens de produtos de supermercado (como sabão em pó ou sucrilhos). O importante é que elas tenham alguma harmonia quando reunidas.

Outra sugestão é fazer papel machê e colocar a imaginação para funcionar. Com ele você pode criar inúmeras peças decorativas. Vamos aprender a fazer?

Ingredientes:

Jornais
Cola fria (branca)
Recipiente
Pincéis para dar o acabamento

Como fazer o papel machê:

Rasgue o jornal em pedaços não muito grandes e coloque-os no recipiente;
Derrame sobre eles água quente a fim de molhá-los bem;
Deixe o papel amolecendo por no mínimo 10 a 12 horas;
Esprema com força a massa entre as mãos a fim de retirar toda a água, vá formando bolas e coloque-as no recipiente;
Adicione cola e forme uma massa, de preferência, compacta.

Você pode recorrer a moldes como pratos de louça velhos ou garrafas, mas também pode criar seus próprios moldes, utilizando jornal torcido. Depois de secar, pinte a sua criação e deixe na prateleira da sala. Ela merece um espaço bem especial e visível.

Postar um comentário

*
*