Dicas de Leitura

Contos com fadas, grudolhos e clássicos

Ler nunca é demais, e as nossas sugestões desta semana questão para lá de boas! A primeira delas é a obra Os grudolhos perserverantes de Frip, de George Saunders. Grudolhos são como carrapichos, só que maiores. Eles são laranja, têm muitos olhos e gostam de viver em bando, de preferência bem grudadinhos nos pelos das cabras. No povoado de Frip, fazem a festa. Vivem infestando as cabras de Valência, que passa o dia escovando-as. As outras famílias do vilarejo não sofrem desse mal e se recusam a ajudar Valência. Querem mesmo é que as criaturas infernais fiquem longe de seus rebanhos. Mas, num belo dia, Valência tem uma grande ideia. Ela se livra dos grudolhos, que correm todos até as cabras mais próximas…

grudolhos

E como ler clássicos é sempre uma boa ideia, sugerimos uma obra de Guy de Maupassant, Uma aventura parisiense e outros contos de amor. Nesta seleção de contos de Maupassant, o leitor encontrará muitos tipos de relações amorosas: mulheres à procura do amor idealizado, outras que não se acanham em trair o marido, mulheres submissas, culpadas, sofredoras.

uma_aventura_parisiense

E também conhecerá a habilidade do autor em criar atmosferas hipnóticas, como no belíssimo “Sobre a água”. Além dos contos que têm como pano de fundo a sociedade da França do século XIX, Maupassant ficou conhecido por sua habilidade em escrever contos fantásticos. Histórias famosas como “A morta”, de defuntos que saem de seus túmulos para reescrever os seus epitáfios baseando-se na realidade e não nos clichês de sublimação ao morto, também estão contempladas nesta seleção.fada_ideias

Por último, a indicação é A fada que tinha ideias – peça teatral, de Fernanda Lopes de Almeida, ilustrado Andre Neves. A obra foi editada pela primeira vez em 1971 e reescrita pela própria autora em versão para o teatro em 1982, quando recebeu o Troféu Mambembe pelo Melhor Texto de Teatro Infantil. Clara Luz, a fada diferente que se nega a aprender pelo Livro das Fadas, não gosta de mundo parado e por isso vive tendo ideias mirabolantes: bolinhos de luz, chuva colorida, modelagem de nuvens, entre tantas outras. Em sua incessante luta contra as ideias e mágicas emboloradas, ela conquista o cargo de conselheira do palácio das fadas.

Postar um comentário

*
*