Atividades Curiosidades Dicas

Corsários e bucaneiros: os piratas em busca de tesouros

Eles sempre foram os vilões dos mares, mas em cada parte do mundo os piratas eram conhecidos de uma maneira. Uns saqueavam os navios aparados por documento oficial, que era a Carta do Corso. Os corsários, como eram chamados, tinham em mãos um documento que liberava o capitão de navio e sua tripulação para perseguir e atacar qualquer embarcação que levasse a bandeira de um país inimigo. O saque deixava de ser crime, tornando-se uma atividade legal e tributável. Esse ato era muito feito por países que não tinham suas próprias colônias (ou as tinham em número insuficiente para proporcionar grandes lucros), como Inglaterra, França e Holanda.

Os franceses faziam semelhante nos mares da Ilha de Hisponiola, hoje Haiti. Isso aconteceu nos anos de 1600. Nesse período, os piratas se apossaram da então colônia espanhola e criaram suas próprias regras, sem obedecer a ninguém. Os bucaneiros só foram expulsos em 1620, quando a Espanha resolveu dar um basta no que já estava se transformando em uma verdadeira terra de ninguém. Saindo da região da Ilha de Hisponiola, os bucaneiros foram em direção a Ilha de Tortuga. Lá, continuaram a praticar a pirataria, tendo as embarcações espanholas como alvo predileto. Por conta disso, toda a região das Antilhas ficou famosa pela violência bucaneira.

Como pode se notar, os piratas, sejam eles corsários ou bucaneiros, estavam sempre em busca de tesouros. E você também pode ir. Sabe como? Lendo um livro. São muitas histórias que tem como tema central os piratas. Embarque nessa aventura. Você vai adorar!

Postar um comentário

*
*