Curiosidades Dicas

Objetos históricos debaixo da terra!

Sabemos que muitos arqueólogos encontram inúmeros tesouros quando estão escavando algum local. Algumas vezes, as descobertas são inesperadas, em outras, eles procuram algo pré-determinado. Esses achados desvendam um pouco do nosso passado e nos remetem a tempos remotos. Uma dessas descobertas foi o crânio de 11.500 anos de uma mulher (Homo sapiens), desenterrado em Minas Gerais, que revolucionou as teorias sobre a ocupação do continente americano. Isso aconteceu em 1975. De lá para cá, muita coisa foi achada.

Uma das descobertas mais recentes no Brasil está acontecendo atualmente no Rio de Janeiro. Os arqueólogos estão colocando a mão na massa em uma área onde acontecerá a construção de uma fábrica de componentes para a expansão do metrô no centro do Rio de Janeiro. Eles descobriram que lá era o depósito do lixo do palácio imperial. Com isso, já encontraram cosméticos franceses, vidros de perfumes, frasco de água de colônia, entre outros objetos.

Para os arqueólogos, esse “lixão imperial” é um dos maiores achados arqueológicos do Brasil. Até agora, os pesquisadores catalogaram cerca de 210 mil de itens em bom estado de conservação, mas calcula-se que será possível recuperar até um milhão de peças no local! Entre os objetos encontrados, podemos destacar uma escova de dente com alusão ao imperador Dom Pedro II. Ela contém uma inscrição em francês que diz “Vossa Majestade o Imperador do Brasil”, o que pode indicar que pertencia ao imperador ou a alguém próximo a ele.

Como podemos ver, tem muita coisa do tempo do Império que ainda está para ser descoberta!

Fonte: Revista Info

Postar um comentário

*
*