Curiosidades

Curiosidades sobre o Halloween

O Halloween não é uma festividade tipicamente brasileira, mas de uns anos para cá vem ganhando espaço, principalmente dentro dos cursos de língua estrangeiras. Esse festejo faz parte da cultura do Reino Unido, Irlanda, Canadá e, principalmente, Estados Unidos. Mas como essa comemoração surgiu? A palavra Halloween vem “all hallows eve”, que em português significa “véspera do dia de Todos os Santos. O primeiro registro do termo “Halloween” é da época de 1745.

Se for analisada o modo como o Halloween é celebrado hoje, é possível notar que pouco tem a ver com as celebrações originais, que tem tradições celtas. Delas só restou uma alusão aos mortos, mas com um caráter completamente distinto do que tinha no começo. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporado alguns elementos, como o costume de usar fantasias. Para saber um pouco mais sobre essa tradição que está conquistando cada vez mais os brasileiros, nós selecionamos algumas curiosidades.

1 – Existem várias teorias que explicam a comemoração do Halloween em 31 de outubro. Uns dizem que esse é um dos dias de descanso das bruxas no calendário celta, outros dizem que é o tempo da morte e ressurreição da terra.

2 – A expressão Trick or Treat (“gostosuras ou travessuras”) se originou na Irlanda, onde as crianças iam de casa em casa pedindo provisões para as comemorações do Halloween, em nome da deusa irlandesa Muck Olla.

3 – Quando se fala em Halloween, a primeira imagem que vem à cabeça é uma abóbora esculpida e iluminada. Essa famosa referência é conhecida como “Jack O’Lantern”. Segundo o folclore irlandês, um alcoólatra mal educado chamado Jack Miserable bebeu excessivamente em um dia 31 de outubro e o diabo veio buscar sua alma. Jack enganou o diabo para continuar bebendo e viveu por mais alguns anos. Quando morreu, não foi admitido no céu. Ressentido, o diabo também não o quis no inferno e o enviou para a noite escura com apenas uma brasa de carvão para iluminar o caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido que funcionava como uma lanterna e dizem que ele vaga pela Terra desde então. Com o tempo, as pessoas criaram diferentes versões da Jack O’Lantern, esculpindo rostos assustadores em nabos, batatas e abóboras para afugentar Jack e outros espíritos malignos.

4 – O gato preto ganhou má fama em antigas lendas. Essas afirmavam que as bruxas se transformavam no bichano em versão “black” e, para ajudar, algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos.

Postar um comentário

*
*