Comemorações Curiosidades

Halloween: um dia para sustos e diversão

Olá amigos do bloguito!

A minha missão é bater um papo assustador com vocês! Mas imaginem que falar sobre a “noite santa” pode não ser tão mal assim. Ah… Vocês não sabiam? Pois por uma grande ironia, este é o verdadeiro significado da palavra Halloween. O dia 31 de Outubro é escolhido para essa comemoração, que virou sinônimo de festa, onde a alegria e o horror tomam conta das pessoas e tudo vira uma grande brincadeira. Essa tradição do Halloween é muito antiga, sua origem é celta e fincou raízes nos Estados Unidos e alguns países também. Com o tempo, essa festa tem perdido a sua origem pagã e virou até divertimento.

Mas por que será que o Halloween chegou ao Brasil?

Aqui no Brasil ainda não batemos de porta em porta pedindo “doces ou travessuras”, mas nossa festa tem brincadeiras temáticas, decoração, fantasias, muita música e – é claro – um bom lanchinho.

Nos meus tempos de criança, no curso de inglês onde eu estudava, fui convidada a uma dessas festas e sai de lá apavorada! Só as propagandas de televisão de parques de diversões eram de arrepiar! Sabem aquela brincadeirinha de múmia enrolada em papel higiênico? Nem pensar! Nem mesmo as abóboras iluminadas, essas é que dão mesmo pavor, vocês não acham?

A festa no Brasil é inspirada pela tradição americana. Quem hoje não adora vampiros e lobisomens? Eles ficaram até bonitinhos e charmosos com o tempo! Viraram temas dos principais best-sellers e os adolescentes suspiram por eles. Os cursos de inglês não passam a data em branco e a festa tem crescido a cada ano que passa.

Quem são os personagens desta brincadeira?

Imaginem que pra essa festa ser cheia de emoção, mistério e pavor, ela precisa de personagens assustadores e quem melhor que as bruxas, vampiros, e monstros para tornarem tudo mais real. Vamos conhecer alguns dos personagens mais tradicionais do Halloween:

As bruxas
Desde que o mundo é mundo que elas estão por aí com as suas vassouras e dando aquela risada que só de ouvir dá vontade de se esconder embaixo da cama. Já foram queimadas em fogueiras no passado e têm sempre com um feitiço pronto pra transformar príncipe em sapos e atrapalhar a vida das princesas encantadas. Mas não é só isso!

Uma bruxa de verdade tem que ter um enorme chapéu preto, um gato preto, um caldeirão enorme ondem elas misturam ingredientes exóticos como rabos de rato, pó de barata assada e olho de coruja em calda. Não podemos esquecer do nariz de um palmo e é claro, a uma porção de malvadeza sem fim! Podem ser horrorosas, divertidas, mas elas também ganharam uma versão bonitinha nas séries de televisão e nos livros também. Quem não leu as aventuras de Harry Potter de  J. K. Rowling, da bruxa Onilda, de Roser Capdevila e Enric Larreula? E a bruxa Fofim de Sylvia Orthof ? Sem esquecer, é claro, das bruxinhas de Eva Furnari.

Na verdade, as bruxas eram mulheres que usavam raízes e outras partes de plantas para curar alguns males do corpo e da alma. Mas a Igreja Católica, em um período chamado “Idade Média” não engoliu muito bem essa história e muitas destas mulheres passaram a ser perseguidas e mortas em fogueiras.

Monstros
Monstros são criaturas que não podem faltar em festa de Halloween, são bem deformados e dá medo só de olhar! Com um olho só, antenas, proporções gigantescas e superpoderes, eles estão soltos por aí agora também numa versão “zumbi”, que é puro terror! Mas eles também ganharam versões fofas no filme Monstros S/A e personagens legais como “ A escola de monstros de Madame Mo”, de Janaína Tokitaka, e “O pequeno monstro”, de Pedro Bandeira.

 

Vampiros
Nas histórias de terror eles são número um! Com suas capas pretas e aqueles caninos de arrepiar. Mas eles têm um probleminha com a luz do sol, então dormem durante o dia e à noite saem para morder suas presas e se alimentarem de sangue. No entanto, temos um grande trunfo contra eles: só entram em nossas casas quando convidados. Só que eles também deixaram de ser feios e branquicelos: alguns viraram vegetarianos e outros viraram até galãs de cinema, arrancando suspiros das meninas como na saga “Crepúsculo”, de Stephenie Meyer. Uma curiosidade é que eles são sempre ricos, têm casas bem decoradas… afinal têm uma eternidade para gerir negócios e fazer fortunas!

Então o que está faltando para você comprar a sua fantasia, bolar uma maquiagem e sair por aí assustando os amigos em uma boa brincadeira de Halloween?

Aproveitem as dicas e boa festa!

Um grande abraço,
Cris Quintas

www.cristianequintas.com

Compartilhe:

Failed to connect to api.facebook.com port 80 after 5206 ms: Connection timed out