Dicas

Descobrindo lugares do Recife

Vamos passear pelo Recife e descobrir lugares especiais e super importantes para a nossa história? A primeira sugestão de parada é no Gabinete Português de Literatura. O espaço foi criado a partir da necessidade que um grupo de portugueses sentiu de ter um ponto de encontro aqui na cidade. Desde 1921, instalado em sede própria, no coração da cidade, o edifício de três andares, que começou a ser construído no início de 1909, oferece aos pernambucanos e à comunidade portuguesa intensas experiências de troca de conhecimento e cultura, além de estreitar os laços de amizade entre Portugal e Brasil. O prédio é muito bonito e merece uma visita. Ficou interessado em conhecer? O Gabinete Português de Literatura fica na Rua Imperador Dom Pedro II, 290, no bairro de Santo Antônio. E você também pode fazer um passeio virtual acessando http://www.gplrecife.com.br/.

Outra dica maravilhosa é conhecer as praças da cidade. Algumas são ótimas para passar com a família, pois são bem aconchegantes e foram projetadas por renomados paisagistas. O seu passeio pode começar pela Praça do Arsenal da Marinha, localizada no Recife Antigo. Além dela, aproveitem o dia para visitar a Praça da República, que tem o mais antigo jardim público do Brasil. 

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a cultura do local, os mercados públicos podem ser uma boa referência. Um dos mais famosos é o Mercado de São José, localizado no bairro de mesmo nome. A arquitetura em ferro é típica do século XIX. A inspiração veio do mercado público de Grenelle, em Paris. Ele foi inaugurado às 11 horas do dia 7 de setembro de 1875. 

Ainda no centro da cidade, temos o Mercado da Boa Vista. Ele é tão antigo quanto o Mercado de São José, mas não se sabe ao certo a data da inauguração. O local possui 63 boxes, nos quais são comercializados cereais, verduras, frutas e legumes, carnes, aves e frios, além de ervas e armarinhos. Há nove bares, que servem comida regional no café da manhã, almoço e jantar. Localizado na Rua de Santa Cruz, no Bairro da Boa Vista, sabe-se que o local foi estrebaria e o Cemitério da Capela, hoje transformado em Igreja de Santa Cruz. 

E já que falamos do bairro da Boa Vista, não podemos deixar de indicar uma visita à nossa loja. Estamos localizados na Av. Manoel Borba, 292 (bem próximo ao mercado da Boa Vista, apenas 4 minutos a pé). Somos uma loja grande, com 1.700m2 de área útil, climatizada e com um amplo estacionamento. E uma infinidade de livros, dos mais diversos gêneros e para todas as idades. Depois de circular pela cidade, o melhor ponto para terminar o seu passeio é realmente aqui, no Varejão. 

Gostou do nosso roteiro? O que mais você incluiria? 

Postar um comentário

*
*