Curiosidades Dicas

Mercados do Recife: um passeio pela história do Recife

Quem pensa que o mercado só serve para fazer feira está muito enganado. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a cultura do local, os mercados públicos podem ser uma boa referência. Aqui no Recife, existem 17 mercados públicos ao todo, alguns com anexos, somando 2.277 boxes. Cada qual com sua personalidade e importância na vida da comunidade. E há feiras livres. São 27, num total de 3.600 bancas em toda a cidade.  Acho que você nunca imaginou toda essa dimensão!

Um dos mais famosos é o Mercado de São José, localizado no bairro de mesmo nome. A arquitetura em ferro é típica do século XIX. A inspiração veio do mercado público de Grenelle, em Paris. Ele foi inaugurado às 11 horas do dia 7 de setembro de 1875, uma quinta-feira. É um dos monumentos pernambucanos, reconhecido e tombado pelo Patrimônio Histórico. Nele é possível comprar artesanato, peixes e crustáceos, verduras, entre outras coisas.

Ainda no centro da cidade, temos o Mercado da Boa Vista. Ele é tão antigo quanto o Mercado de São José, mas não se sabe ao certo a data da inauguração. O local possui 63 boxes, nos quais são comercializados cereais, verduras, frutas e legumes, carnes, aves e frios, além de ervas e armarinhos. Há nove bares, que servem comida regional no café da manhã, almoço e jantar. Localizado na Rua de Santa Cruz, no Bairro da Boa Vista, sabe-se que o local foi estrebaria e o Cemitério da Capela, hoje transformado em Igreja de Santa Cruz. Ali também funcionou um mercado de escravos.

Da década de 20 para a década de 30, do século XX, que o Recife viu vários mercados surgirem. Nessa época foram inaugurados os mercados de Casa Amarela, Madalena e Santo Amaro. Na década de 50 outros foram construídos, como o Mercado da Encruzilhada e Água Fria. Mas a lista não para por aí não, a partir da década de 70, outros foram erguidos, a grande maioria pela solicitação da população. São eles:

Mercado de Nova Descoberta

Centro de Abastecimento de Afogados

Mercado do Pina

Mercado dos Coelhos

Mercado do Beberibe

Mercado do Jordão

Área de Lazer da Unicap

Centro UR-1 – Policlínica

Mercado das Frutas

Mercado das Flores

Para saber mais informações sobre os nossos mercados, acesse: http://www.recife.pe.gov.br/pr/servicospublicos/csurb/mercados.html

Postar um comentário

*
*