Curiosidades

Descubra os Símbolos do Brasil

layout_facebook_140916_2Esta semana nós vamos falar sobre os Símbolos Nacionais, isto é, símbolos utilizados em cerimônias, documentos oficiais, eventos e localidades oficiais. Os Símbolos Nacionais do Brasil foram definidos, através de uma lei, no dia 1º de setembro de 1971. Nesta mesma lei, além de defini-los, foram determinados como eles devem ser usados, padrões e formatos, significados, etc. Estes símbolos são de extrema importância para nossa nação, pois representam o Brasil dentro e fora do território nacional. Mas você conhece cada um deles?

A Bandeira do Brasil é um Símbolo Nacional. E o seu desenho representa: Esfera azul é o nosso céu estrelado, ao centro com a frase “Ordem e Progresso”. São 27 estrelas, representando os 26 estados e o Distrito Federal. Losango Amarelo ao centro representa o ouro e o retângulo verde, representando nossas matas e florestas.

As Armas nacionais também são um Símbolo da nossa Pátria. Ele é formado no centro por um escudo circular sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. O cruzeiro do sul está ao centro, sobre uma espada. Um ramo de café está na parte direita e um de fumo a esquerda. Uma faixa sobre a parte do punho da espada apresenta a inscrição “República Federativa do Brasil”. Numa outra faixa, abaixo, apresenta-se “15 de novembro” (direita) e “de 1889” (esquerda).

O Selo Nacional é usado para autenticar documentos oficiais e atos do governo. Usado também para autenticar diplomas e certificados emitidos por unidades de ensino reconhecidas. É representado por uma esfera com as estrelas (semelhante a da bandeira brasileira), apresentando a inscrição República Federativa do Brasil.
Por fim, o Hino Nacional, tocado em solenidades e eventos oficiais do governo, eventos esportivos e culturais e nas escolas, junto com o hasteamento da Bandeira Nacional.

Postar um comentário

*
*