Dicas de Leitura

Lendo pelo Brasil e pela Terra

Nesta semana, temos duas datas importantes, que, por coincidência, caem no mesmo dia: 22 de abril. A primeira, importante para todos os brasileiros, é o Descobrimento do Brasil.

Para celebrar este dia, temos como dica “Brasil em preto e branco”, de Denise Rochael (Editora Cortez). Entre verso e prosa, o livro conta a história da escravidão e revela como seus descendentes foram e são tratados no Brasil. É a luta de um menino, nascido pobre, negro e na favela, que, para encontrar seu caminho, conta com o amparo dos deuses africanos, num país violento e discriminador.

Outro livro que fala um pouco sobre o Brasil é “A Turma do Pererê – o Mais Brasileiro”, de Ziraldo (Ed. Positivo). Entre os assuntos abordados com naturalidade por Ziraldo estão saúde, ética, pluralidade cultural, preservação da natureza e drogas.

Já a segunda data é o Dia Mundial da Terra. E não podemos deixar de deixar a nossa dica de leitura que fala sobre o nosso planeta. O livro “Planeta Terra: nossa casa!”, de Leonardo Mendes Cardoso (Editora Brasil), ressalta a importância da preservação do meio ambiente. A obra faz parte da Coleção Saúde e mostra ao leitor que, como a terra é a nossa casa, dela devemos cuidar sempre. Devemos estar atentos ao lixo acumulado nas grandes cidades, à qualidade do ar que respiramos e da água que consumimos, sem desperdício.

Postar um comentário

*
*