Comemorações

Dia de exaltar o nosso hino nacional

Esta semana, no dia 13 de abril, comemora-se o Dia do Hino Nacional Brasileiro. E por qual motivo acontece nesta data? Simples! É porque foi neste dia, em 1831, que ele foi executado pela primeira vez, no Teatro São Pedro de Alcântara, no Rio de Janeiro. E sabe quem é o autor? A parte instrumental é do maestro Francisco Manuel da Silva. Ele compôs a música após a abdicação do imperador D. Pedro I a favor de seu filho, D. Pedro de Alcântara, o D. Pedro II.

O nosso hino é um dos símbolos nacionais, assim como nossa bandeira. Ele sofreu mudanças em 1906 quando um membro do Instituto Nacional de Música, chamado Alberto Nepomuceno, sugeriu ao presidente da República Afonso Pena uma reforma. Foi então que houve um concurso para eleger a nova letra, tendo como vencedor o professor e poeta Osório Duque-Estrada.

O hino pode ser executado em diversas ocasiões, a exemplo de abertura de sessões cívicas, cerimônias religiosas de sentido patriótico e no início ou encerramento das transmissões diárias das emissoras de rádio e televisão, entre outras.

Postar um comentário

*
*