Comemorações

Dia de comemorar a filosofia

Na próxima quinta, dia 16 de agosto, é Dia do Filósofo. A data é comemorada no Brasil e é dedicada aos que estudam a filosofia. É um dia para homenagear os grandes pensadores como Aristóteles, Sócrates – o pai da filosofia – e Platão, e também os profissionais do nosso cotidiano que são filósofos e ensinam filosofia.

Na Grécia Antiga, a filosofia já era estudada no Século IV a.C, era uma atividade dos sábios. A palavra origina de duas raízes: filo e sophia, que significa amor à sabedoria. O intuito da filosofia é analisar de forma racional o significado da existência humana.

O filósofo é movido pela curiosidade e os fundamentos da razão e da realidade. Sócrates, por exemplo, dedicou sua vida a ensinar a virtude e estimulou os jovens à descoberta da verdade e da essência humana.

Hoje, o estudo da filosofia é primordial no Ensino Médio, pois ajuda os estudantes a refletir e ter pensamento crítico sobre o mundo e sua realidade. Ela tornou-se obrigatória nas escolas desde 2006, pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE).

E você, conhece algum filósofo e se interessa pela filosofia? Parabenize seu professor, seu amigo, ou pessoa mais próxima que exerce essa profissão.

Postar um comentário

*
*