Curiosidades Dicas

Dicas para falar de sexo com os filhos

Muitos pais temem o assunto. E se você tem filho pequeno, na faixa dos cinco anos, temos quase certeza que já passou pela saia justa de ter que responder ao seu filho a famosa pergunta: “De onde vêm os bebês?”. O melhor é não ficar nervoso e levar o assunto na naturalidade, até porque, a maldade está na cabeça do adulto. A criança não tem noção do tema e pergunta por curiosidade mesmo. Para ajudar a você nesta tarefa, selecionamos algumas dicas que podem ajudar.

1. Nada de puxar o assunto: O primeiro passo é saber que essa conversa não deve ser proativa durante a infância. Responda apenas o que for questionado, na medida em que a curiosidade aparece e de uma forma satisfatória para o seu filho.

2. Vale investigar: É importante entender o que a criança sabe sobre sexo para que as informações sejam passadas de maneira clara e de acordo com os valores da família. É importante perguntar o que ele sabe sobre o assunto, aonde aprendeu. Agir de forma natural ajuda a criar uma relação de confiança e garante segurança para o filho.

3. Não se incomode: Muitas vezes esse é um assunto muito mais delicado para os adultos do que para as crianças. Se o seu filho fizer a mesma pergunta várias vezes, não demonstre irritação. Repita a explicação quantas vezes forem necessárias.

4. Ufa, passou. Mas até quando?: Não é porque a criança falou sobre sexo que está pensando em praticá-lo. Não há motivos para se preocupar. A infância é uma fase de descobertas e contos da carochinha como cegonhas e sementinhas não preparam o seu filho para a vida. A verdade é sempre o melhor caminho.

Postar um comentário

*
*