Dicas Posts Recentes

Como falar sobre sexo com as crianças

Olá amigos do Bloguito!

Esse papo está para qualquer coisa! Mas não vá para lá de Marrakech, porque o assunto é sério: Sexualidade infantil. Quando Freud abriu a boca pra falar disso…Imaginem o rebuliço que causou na época?

Agora não existem mais problemas, acredito que após tantos anos de estudo, pesquisa sobre educação sexual infantil, está mais do que desmistificado!

Como “se livrar” do problema? Você já parou pra pensar se realmente é um problema? Depende de como nós vemos as coisas e se tratando de criança, devemos tratar de ver com simplicidade, essa é uma palavrinha mágica.

Os nossos filhos estão expostos a uma programação de TV sem regras, mesmo com aquelas “ bolinhas coloridas” indicando a idade correta, uma pseudo censura, o assunto está implícito, sem falar dos canais diretos como babás, amigos. Quer uma má notícia? Você não tem como fugir disso! A boa é que vamos bater um papo legal.

Pra começo de conversa…

Manter um canal aberto com as crianças é o primeiro passo para você ficar atento a qualquer informação incorreta ou qualquer manifestação do seu filho, fora do tempo por exemplo. É importante lembrar que nem sempre teremos a melhor resposta porque esses pequeninos têm o dom de nos deixar de “saia justa”: Precisamos estar prontos para o assunto. É importante que antes de qualquer conversa com as crianças que as nossas dúvidas e inseguranças sejam eliminadas, assim você poderá estar pronto para dar uma orientação saudável e correta.

Sexualidade infantil é assunto natural…

Não faça cara de espanto, não gagueje, sexo é algo natural nos seres humanos! Mamãe não te explicou porque tinha vergonha? Nossa época é outra! Não há tempo para ter vergonha de falar sobre sexo, as crianças estão bem adiantadas, quase morri de rir quando li “mamãe botou um ovo” de Babette Colle, uma abordagem fantástica sobre as crianças que estão a mil anos luz de nós.

As crianças, dependendo de como você aborde o assunto, irão tirar as suas próprias conclusões sobre sexo se é bonito ou feio, bom ou ruim, conversável ou não. Lembre que educação sexual é um processo de uma vida inteira.

Como devem ser as respostas?

Claras e simples, sabendo que você não precisa responder mais do que lhe foi perguntado, mas respostas insuficientes como “hunrun” irão gerar mais perguntas. As aulas completas também não são recomendadas.

Espere o momento certo…

Qual o momento certo para se falar de sexo com as crianças? Fiquem frios: elas darão o sinal verde. Relaxe, fique à vontade e esteja seguro. Tudo isso vai ser imprescindível nesse momento. Uma boa sugestão é que isso seja feito em família, pois cada um vai colocar seu ponto de vista, no entanto se for mais fácil para um dos dois, vão em frente! Se não vocês irão ficar “passando a bola” a cada pergunta e ai sim seus filhos perceberão bastante insegurança em vocês.

Uma experiência pessoal é que antes do nosso primeiro filho nascer, eu e meu marido conversamos muito sobre o que diríamos ao nosso filho a cada questão e imaginamos várias situações. O engraçado disso é que na prática conosco acontece totalmente diferente, porque o dia a dia interfere no nosso humor ( isso nós não tínhamos calculado), no entanto acho que pode ter sido um preparo para nós.

Educar sexualmente o seu filho é também prepará-lo para a vida, uma vida inteira. A infância irá repercutir em toda vida adulta do seu filho. Se você estiver preparada poderá fazer o melhor, Vá em frente!

Um grande abraço,

Cris Quintas

www.cristianequintas.com

 

Postar um comentário

*
*