Curiosidades Dicas

Gênero masculino ou feminino?

Hoje vamos aprender um pouco sobre gênero, que são dois: masculino e o feminino. Assim como existe o feminino e masculino para pessoas, também têm para animais, comidas, lugares e objetos. Mas como identificar a qual gênero cada coisa pertence?

A reposta é simples. Cada coisa independente do gênero leva um nome, e esse nome é chamado de substantivo. Para o gênero masculino sempre usamos os artigos “o ou um” e para o feminino usamos “a ou uma”. Por exemplo: “o computador é nome”. A palavra computador é do gênero masculino. Sendo assim, é acompanhada do artigo “o”.

Vamos ver agora algumas variações de aplicação do gênero:

1) Quando os substantivos são biformes: duas formas para o feminino e masculino. Exemplo: O menino / A menina

2) Quando os substantivos são heterônimos, isto é, são duas formas diferentes, uma para o masculino e outro para o feminino. Exemplos: Homem e Mulher

3) Quando os substantivos uniformes: uma forma para ambos os gêneros. Exemplos: o/a estudante.

4) Quando os substantivos são sobrecomum, isto é, não importa o gênero, eles têm apenas um artigo para ambos. Exemplo: A criança (tanto pode ser menino ou menina) / A pessoa (tanto pode ser homem ou mulher).

5) Quando o substantivo éepiceno: só uma forma e um só artigo para ambos os gêneros de certos animais, acrescentando as palavras macho e fêmea, para se distinguir o sexo do animal. Exemplo: A girafa macho / O escorpião fêmea

Postar um comentário

*
*