Curiosidades

Dinossauro mais velho do mundo é brasileiro

Pouquíssimas pessoas sabem, mas o dinossauro mais antigo do mundo foi descoberto no Brasil. O nome dele é Estauricossauro, tem 230 milhões de anos, era carnívora, bípede, com cerca de 20 a 30 quilos, e vivia nas terras sulistas do nosso país. O crânio e os ossos desse animal foram encontrados pelo paleontólogo gaúcho Llewellyn Ivor Price, em 1936, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Mas apesar dessa descoberta ser bem brasileira, os ossos desse dinossauro não está em museus no Brasil, mas sim no Museu de Zoologia Comparada de Harvard, nos Estados Unidos.

Mas o estauricossauro foi apenas um dos muitos dinossauros a andar no chão brasileiro. Já foram encontrados ossos, dentes, ovos, pegadas e fezes de dinossauros em várias regiões do Brasil e os principais sítios paleontológicos estão localizados nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A região de Uberaba, em Minas Gerais, por exemplo, é o local onde está a maioria dos fósseis de titanossauros, herbívoros quadrúpedes de 15 metros de comprimento e 20 toneladas, — parentes menores do brontossauro do Hemisfério Norte. Pela enorme quantidade de ossos encontrados pelos paleontólogos, os titanossauros devem ter sido os reis dos lagartões brasileiros.

Esse mesmo animal gigante viveu em Sousa, na Paraíba. Na realidade, a região foi o habitat de muitos dinossauros. Lá existem pegadas de diversos animais, como os celurossauros, predadores bípedes, que aqui tinham 1,5 metros de altura; os carnossauros, predadores ou comedores de carniça bípedes, de 7 metros de comprimento; e ornitópodes, herbívoros bípedes (ou quadrúpedes, conforme o tipo), que aqui tinham 5 metros de altura.

As marcas dos dinossauros também estão nas calçadas da cidade de Araraquara, no Estado de São Paulo. Lá existem pegadas de ornitópodes e celurossauros, os únicos registros de dinossauros brasileiros do Jurássico, período geológico que se estendeu de 208 milhões a 144 milhões de anos atrás. Perto dali, no oeste do Estado, também há vestígios de titanossauros, como em Uberaba. Ah! Também viveu em terras brasileiras o primo menor do tão célebre e temido tiranossauro. O nome dele é abelissauro e viveu há cerca de 80 milhões de anos. Tinha 5 metros de altura, 7 metros de comprimento e 5 toneladas. Ele era um dinossauro enorme!

O mais interessante de tudo, é que com as descobertas dos dinossauros, os paleontólogos começam a entender melhor o Gondwana, o supercontinente que, há 180 milhões de anos, reunia a América do Sul, a África, a Antártida e a Austrália, uma parte do mundo pré-histórico praticamente desconhecido.

Fonte de pesquisa: Revista Superinteressante e Infoescola

http://youtu.be/e3EhmvW7nEY

http://youtu.be/eIAceI5sZmo

2 Comentários

  1. Postado em 12 de maio de 2014 às 2:15

    Muito bom !

    • Bloguito
      Postado em 14 de dezembro de 2014 às 21:46

      Que bom que gostou!

Postar um comentário

*
*