Dicas

Do livro para as telas do cinema

Quando vemos um filme no cinema, nem imaginamos que muitas vezes ele teve origem de um livro. Tudo que passa na telona é uma representação do que está escrito, claro que em cima da visão do diretor do filme. No Brasil, um dos livros mais vendidos na história do país, ganha as telonas: “O meu pé de laranja lima”, escrito por José Mauro de Vasconcelos, ganha vida no filme de Marcos Bernstein. O livro (e o filme) conta a história de Zezé, um garoto de oito anos que, apesar de levado, tem um bom coração. Ele leva uma vida bem modesta – devido ao fato de seu pai estar desempregado há bastante tempo – e tem o costume de ter longas conversas com um pé de laranja lima que fica no quintal de sua casa. Até que, um dia, conhece Portuga, um senhor que passa a ajudá-lo e logo se torna seu melhor amigo.

Internacionalmente também existem inúmeros sucessos. Um dos casos mais famosos é de Harry Potter. Escrito pela inglesa J.K. Rowling, o livro do bruxinho fez muito sucesso entre o público infantojuvenil, mesmo antes de chegar ao cinema. Na realidade, a coleção de Harry Potter é considerada por muitos como um grande incentivo à leitura, já que fez tanto sucesso entre os adolescentes.

O filme “Como treinar o seu dragão” também está presente na literatura. O livro de Cressida Cowell, editora Intrínseca, conta a história de Soluço, um adolescente viking, que sente que não combina muito com a sua tradição. Sua vida muda quando ele encontra o dragão Banguela, que o ensina a ver a vida de outra maneira. O livro, assim como o filme, é muito divertido e recomendado para todas as idades.

Já o livro “A Garota da Capa Vermelha”, de Sarah Blakley-Cartwright e David Leslie Johnson (Editora ID), é uma arrepiante versão do clássico Chapeuzinho Vermelho e se passa na Idade Média. Valerie, a personagem principal, vive num vilarejo superaterrorizado por um lobisomem. Ela e todos os vizinhos tentam descobrir quem é o lobo. Mas por que ler e assistir? Porque é aquele tipo de obra que deixa você tensa e vidrada em cada palavra/movimento. Se você gosta de suspense, vale a pena a leitura.

Postar um comentário

*
*