Curiosidades

Entenda o que há de diferente entre as células animais e vegetais

Quando estudamos ciências e biologia é essencial estudar a célula. Pois ela é o começo de tudo. E o que é a célula? São unidades estruturais e funcionais inerentes a todo ser vivo. São estruturas vivas e possuem a função, entre outras coisas, de repassar informação genética. Existem as células vegetais e animais, e ambas possuem estruturas diferenciadas. De modo geral, toda célula tem membrana plasmática, citoplasma e material genético. Se na célula há um núcleo, é chamada de eucarionte, e quando não há núcleo definido é chamada de procarionte.

O citoplasma trata-se do espaço que existe dentro da célula, região que fica entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear. As células são compostas por lipídios e proteínas, e controlam a entrada e saída do meio extracelular e intracelular. A célula vegetal possui, além da membrana plasmática, celulose. A membrana da célula vegetal é mais resistente e evita a ruptura por meio da entrada da água. O citoplasma de ambos tipos de células é formado por ribossomos, retículo endoplasmático, retículo endoplasmático liso ou agranular, retículo endoplasmático rugoso ou granuloso, complexo de Golgi, peroxissomos, mitocôndrias.

Exclusivo da célula animal, há os lisossomos, que são estruturas que se relacionam com a digestão intracelular, responsável pelas funções heterofágicas e autofágicas da célula. Responsável pelo processo de divisão celular, o centríolo pode ser encontrado em grande na maioria das células animais, enquanto nas células vegetais ela pode ser encontrada em alguns grupos, como briófitas e pteridófitas.

Nas células vegetais encontramos os plastos, que podem ser caracterizados pela dupla membrana e DNA. Estas possuem funções de armazenamento e fotossíntese. O plasto mais conhecido é o cloroplasto, que como o próprio nome já diz, possui clorofila. Na célula vegetal temos ainda os cromoplastos e leucoplastos (incolores). Os vegetais possuem também os vacúolos, ausentes na célula animal. Esta possui a função de manter o equilíbrio osmótico e de reserva de substâncias. As células vegetais possuem, ainda, o glioxissoma, que transforma lipídios em glicídios, contribuindo essencial germinação das sementes

De maneira geral podemos resumir as diferenças entre as células animal e vegetal da seguinte forma: O complexo de Golgi da célula animal possui as empilhadas, enquanto no vegetal elas são isoladas. O centríolo existe na célula animal e ausente na vegetal. Os animais possuem peroxissomos e os vegetais, não. Os cloroplastos são específicos da célula vegetal e não estão presentes na célula animal. As células vegetais possuem, e a animal não. Plasmodesmos não existem na célula animal, e os dos animais são menores do que os das células vegetais. Enquanto a célula animal armazena glicogênio, a célula vegetal reserva amido.

livro Biologia das Celulas Vol 1

Quer saber mais? Que tal estudar o livro Biologia das Celulas Vol 1, de José Mariano Amabis e Gilberto R.Martho. O livro trata dos níveis básicos da organização biológica: moléculas, células e tecidos.

Postar um comentário

*
*