Dicas Posts Recentes

Eternos Professores: dicas de livros para celebrar o dia dos avôs e do estudante

A famosa frase “Pais criam os filhos, avós os estragam” não é a toa. Os avós são os primeiros cúmplices nas brincadeiras e traquinagens das crianças, gerando assim um relacionamento de confiança e de muita diversão para todos os lados. Além disso, essa relação faz desabrochar a criança interna que existe nos avós, rejuvenescendo e mostrando o bem que esse contato faz para todos. Em homenagem a essa relação de aprendizagem mútua, nossa dica de livros dessa semana traz alguns títulos falando sobre aventuras, reais ou não, de avôs com seus netos.

O livro “Meu Avô é um Problema”, de premiada escritora inglesa Babette Cole, conta o que ocorre quando um jardineiro e seu neto recebem uma entrega curiosa: um tomateiro. Em poucos dias o tomateiro fica gigante e o avô e seu neto tentam achar uma solução para o caos gerado pelo tomateiro gigante. Com ilustrações feitas pela própria autora, o livro é ideal para quem está começando sua incursão pelo mundo da leitura agora, com uma linguagem clara e objetiva.

Além dessa disposição de brincar com seus netos sempre que possível, nossos avôs também são fonte de muito conhecimento, nos contando histórias de um mundo que só vivemos através de suas lembranças. Na série “Imigrantes do Brasil”, da Panda Books, cada volume traz o relato de um neto de imigrante sobre as histórias e curiosidades de suas origens que aprenderam com seus avôs. A série conta com os volumes “Meu Avô Grego”, “Meu Avô Espanhol”, “Meu Avô Africano”, entre outros. Além da história em si, cada livro trás um resumo de todos os fatos da cultura estrangeira retratada. Essa viagem cultural é garantia de divertimento e aprendizagem sobre as diversas origens da cultura brasileira.

 

Também temos que lembrar de um dia muito especial para o protagonista do nosso blog: o Estudante. Como você leu em – nome do post 2- o dia do estudante é comemorado no dia 11 de Agosto e esse ano não foi diferente.Por isso, essa semana o Bloguito traz como dica de leitura o livro “O Diário de um Banana”, de Jeff Kinney. Aclamado Best-seller do jornal americano The New York Times, o livro conta a história de Greg e seu dia a dia de constantes desafios e descobertas. Escrito em uma linguagem cômica na medida certa para a criançada, traz ilustrações do estudante mais famoso dos últimos anos e de suas peripécias.

 

Postar um comentário

*
*